segunda-feira, 5 de março de 2012

Bebê com 1 mês, Laura já fêz um mês.

Cabeça mais firme

Os músculos do pescoço estão ficando mais fortes, o que permite ao bebê manter a cabeça erguida por breves períodos. Ele também consegue levantá-la um pouco quando está de barriga para baixo e pode até conseguir virá-la de um lado para o outro. Pode ser que ele erga a cabeça enquanto estiver na cadeirinha do carro ou em um "canguru", especialmente se tiver um bom apoio lateral e se você utilizar protetores acolchoados de cabeça, feitos justamente para essas situações.

Explorando as extremidades

Ao nascer, seu bebê não tinha a menor idéia de que braços e pernas faziam parte dele. Agora isso começa a mudar, à medida ele inicia a exploração do corpo. As primeiras partes que vai descobrir são mãos e pés. Você pode estimular o interesse segurando os braços dele em cima da cabeça e fazendo brincadeiras como "dedo mindinho, seu vizinho..." ou contando os dedinhos do pé.

A sós

Os bebês não só adoram sugar; eles também precisam sugar. Você já deve ter reparado que uma chupeta faz maravilhas para ajudar seu filho a se acalmar sozinho, mas, se ela não estiver por perto, o bebê tem a chance de conseguir encontrar o polegar ou outros dedos para chupar.

Olha quem está falando agora!

O bebê de 1 mês tende a emitir vários sons, como resmungar e "cantar" para expressar o que sente. Certifique-se de fazer a mesma coisa, conversando com ele bem de perto. Alguns bebês podem começar a dar gritinhos e gargalhadas. Mesmo se você estiver ocupada em algum outro lugar da casa, só de ouvir sua voz a criança ficará feliz.

Embora desde os primeiros dias ele soubesse reconhecer você, ao final do mês talvez ele já consiga demonstrar isso. Cerca de metade dos bebês nesta fase começa a provar que reconhece os pais e reage de forma diferente em relação aos desconhecidos. Seu filho poderá se acalmar com você e manter contato visual; alguns bebês já sorriem ao ver o pai ou a mãe.

Gosto pela música

Agora que o bebê fica acordado por mais tempo durante o dia, você pode aproveitar para estimular o desenvolvimento sensorial dele. Tente cantar ou tocar música. Até o tiquetaque de um relógio vai diverti-lo. Quanto mais variados os sons, maior o impacto. E, com o tempo, você vai perceber que seu filho começa a ter gostos e a reagir com mais prazer a certas escolhas sonoras. 

Laurinha em vários momentos dentro do seu 1º mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário